Colunas

Amendoim Caramelizado e Quentão de Morango

Como sempre, acabamos juntando festividades antigas com a religião e, daí, a gente arranja um ou mais Santos para dar razão e tema à festa.

26/06/2021

Pula a Fogueira, Iaiá!

A grande maioria de nossas comemorações, vocês sabem, têm origem em festividades de antigos povos para agradecer ou pedir boas colheitas na nova estação, os tais Solstícios. 

Pois bem, 21 de junho é o início do inverno aqui no Hemisfério Sul. Como sempre, acabamos juntando festividades antigas com a religião e, daí, a gente arranja um ou mais Santos para dar razão e tema à festa.

Pros lados de cá e da Pátria Mãe já vamos juntando 3 de uma vez que é pra comemorar o mês inteiro. Passadas as festas de Antônio, o casamenteiro, partimos para o João, o batizador.

Assim chamado por ter iniciado os batismos com água do rio, purificando as almas. Seu dia é 24 de junho.  Confesso que São João tem um espaço especial aqui em casa desde o nascimento de Zélia. Principalmente no Nordeste, estas festas tornaram-se parte integrante da Cultura Popular

Por conta de ser frio e, as festividades darem-se ao ar livre, começar a acender fogueiras para aquecer os demais e, hoje em dia a fogueira é um dos símbolos dessa festa, existindo até recordes de altura de fogueira. Jogos, brincadeiras, quadrilhas (antigamente, só de dançar), animam a festa.

Claro que com tanta festa, foguete e dança o corpitcho precisa de “uma forradinha” de tempos em tempos.

E, pra aproveitar que a colheita é de milho vamos nos acabar nos Curau, Canjica, Pamonha, Bolo e, até o próprio, cozido.

Mas, nem só de milho vive o homem. Também, nas honras da festa aparecem o arroz doce, a baba de moça, a canjica, o biscoito de polvilho, a batata doce assada, o bolo e a broa de fubá, bom bocado, cajuzinho, cocada, doce de abóbora, doce de batata doce, pastel junino, pinhão, quebra queixo, rosquinhas de São João, maria-mole, mané-pelado, paçoquinha, pé de moleque, quindim, e a famosa maçã do amor. E para beber, o vinho quente, o tal, quentão (bebida de gengibre, canela e pinga), e uma ambulância cheia de insulina para os diabéticos.

É festança das boas, Sô!

Amendoim Caramelizado

  • 200 gr de amendoim torrado, sem sal.
  • 145 gr de açúcar mascavo.
  • 50 ml de água.

Vamos lá:

Numa panela, coloque o açúcar e a água em fogo médio. Quando a mistura começar a fazer grandes bolhas, adicione os amendoins e mexa. O caramelo vai cristalizar e formar uma espécie de areia ao redor dos amendoins.

Retire então a panela do fogo. Despeje os amendoins em uma assadeira forrada de com papel manteiga e deixe esfriar. Caso seu São João seja em uma lareira, vira Amendoim Praliné. O feito revigorante é o mesmo. E, pra descer esse amendoim todo, nada mais que um: 

Quentão de Morango

  • 1 1/2 litro de água
  • 1 kg de açúcar
  • 1 kg de morango
  • 50 g de gengibre
  • 8 unidades de cravo-da-índia
  • 3 unidades de canela em pau
  • 1 garrafa de cachaça
  • Coloque, em um panela grande, a água e o gengibre e leve ao fogo.
  • Quando abrir fervura, adicione os morangos inteiros, o açúcar, o cravo e a canela e deixe ferver por aproximadamente 20 minutos.
  • Em seguida, junte a pinga e deixe ferver por mais 5

Viva São João!!!

 

Notícias relacionadas

x