Geral

Equipes de testagem para a Covid-19 iniciam o trabalho de campo em Jaraguá

Foto: Divulgação

Começou na segunda-feira (3), no campus da Católica de Santa Catarina, o treinamento das equipes que promoverão a testagem de três mil assintomáticos do novo coronavírus. A ação, em parceria com a Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs), acontecerá em todos os bairros e envolverá todas as faixas etárias.

O objetivo deste trabalho, que inicia nesta quarta-feira (5), é respaldar as decisões estratégicas do Comitê Extraordinário da Covid-19 e do Município.

Leia mais:

O trabalho de testagem será coordenado pelo professor de microbiologia da Instituição, Rafael Dutra de Armas, e envolverá 30 pessoas entre acadêmicos de biomedicina e profissionais de saúde. Também participam nesta iniciativa os professores Daiani Cristina Savi e Luís Bizzo. 

"Além do teste rápido (IGM/IGG) será aplicado junto ao público escolhido um questionário que levantará aspectos do perfil econômico, de escolaridade e sobre a percepção dessas pessoas do trabalho que vem sendo feito pelas autoridades em relação à pandemia, entre outros aspectos", explica Rafael Armas.

O procedimento será dividido em duas etapas, a partir desta quarta-feira, 1.500 pessoas deverão ser testadas e, após 21 dias, outras 1.500.

“Com base no último Censo do IBGE dividimos o Município em 15 setores a partir do Centro para os bairros. A contar de então, serão visitados 10 domicílios por setor", explica o professor responsável.

Para o secretário de Saúde da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Alceu Moretti, a pesquisa vai contribuir muito na tomada de decisões do próprio Comitê. "Mediante esses resultados poderemos tomar decisões ainda mais assertivas de prevenção sobre a Covid-19", destaca.