Colunas

Coluna: Ex-prefeito Antídio Lunelli, pré-candidato a governador pelo MDB não para a peregrinação pelo Estado

Neste final de semana o roteiro é pelo sul do Estado

20/05/2022

Por

Coluna: Ex-prefeito Antídio Lunelli, pré-candidato a governador pelo MDB não para a peregrinação pelo Estado

O ex-prefeito Antídio Lunelli, pré-candidato a governador pelo MDB não para a peregrinação pelo Estado, divulgando o seu nome e suas ideias. Neste final de semana o roteiro é pelo sul do Estado. Ontem à noite esteve em Siderópolis em jantar com emedebistas e a agenda desta sexta-feira começa por Criciúma com entrevistas, reunião na Unesc, visita ao bairro Juventude e à Catedral São José, seguindo almoço com empresários e reunião na Associação Empresarial. Finaliza o dia em encontro regional do MDB, em Tubarão, base do atual governador Carlos Moisés.

Giro por SC 2

No sábado, em Sombrio, Lunelli se encontra com o ex-prefeito Zênio Cardoso para um café e depois tem um almoço com lideranças emedebistas. Ele passa o domingo em Florianópolis, onde participará de evento da Acaert. “Estamos viajando pelo Estado para conversar com as pessoas e entender melhor as necessidades de cada região. Vamos construindo um plano de governo para uma Santa Catarina mais eficiente, mais moderna e um Estado mais leve”, diz Antídio. Com isso, vai constrangendo os emedebistas adesistas a Moisés.

PTB na ativa 1

Na fria noite de quarta-feira o PTB realizou encontro com o seu líder maior em Santa Catarina, deputado Kennedy Nunes, pré-candidato a senador, no Rio Molha. Teve a presença de lideranças do partido da região para filiações e lançamento das pré-candidaturas de Adriano Machado (Guaramirim) para deputado federal, Marcelindo Gruner (Jaraguá) a deputado estadual e também, Miriã Gonçalves (Schroeder) e Alexandre Longhi (Guaramirim), além de pré-candidatos de outras regiões. Cerca de cem pessoas participaram.

PTB na ativa 2

Foram nomes anunciados pelo partido, mas isso não quer dizer que todos serão candidatos. Por exemplo, três candidatos a deputado estadual pelo mesmo partido e na mesma região é suicídio puro. A relação vem crescendo. Esta semana, o ex-vereador Ronaldo Trajano Raulino anunciou a pré-candidatura a deputado estadual pelo PDT, de Ciro Gomes. Existe informação de que outro ex-vereador, Arlindo Rincos (União Brasil) também quer ser candidato, fazendo dobradinha com Fábio Schiochet.

Lista grande 1

A relação de pré-candidatos já é extensa. À Câmara Federal, além dos atuais Chiodini e Schiochet, o advogado Adriano Machado (PTB) e o ex-vereador Pupo Junckes (PV), ambos de Guaramirim, também têm a pretensão. Sem esquecer de Djessica Barbosa (Novo) e Edson Junckes (PL). À Assembleia Legislativa, ainda, tem o Caropreso à reeleição, Leandro Gonçalves (Novo), Manu Wolf (Podemos), Ezequiel de Souza (União Brasil) e Rogério Vonk (PSD). A lista pode ser maior. Algum nome pode ter passado batido.

Lista grande 2

O direito de concorrer é de todo o cidadão com os direitos eleitorais legalizados. A preocupação, no entanto, é a divisão de votos. É muito candidato para poucos votos, o que obriga a busca em outras cidades e regiões. Mas têm muitos pré-candidatos e candidatos à reeleição de fora de olho nos votos daqui. Todos vão beliscar votos. O importante é focar em candidatos com potencial eleitoral. O aumento da representatividade e a renovação sempre são bem-vindos. E necessário.

E o PP?

O Partido Progressista, que perdeu prestígio junto ao governo municipal está tendo pouca movimentação depois da saída de Ademir Izidoro do Samae. Nos bastidores, parece, a coisa é diferente. Pode vir novidades em relação ao comando partidário. E para deputado, vai lançar alguém?

Notícias relacionadas

x