Colunas

Coluna: Novembro Azul – Neoplasias e doenças respiratórias

A segunda maior causa de mortes por doença entre os homens são as neoplasias

22/11/2021

Por

Coluna: Novembro Azul – Neoplasias e doenças respiratórias

Novembro Azul e mais um artigo sobre a saúde do homem.

A segunda maior causa de mortes por doença entre os homens são as neoplasias, os diferentes tipos de câncer, entre eles o da próstata – como já falamos em artigo anterior. Os outros são o câncer de cólon – ou de intestino como é conhecido, e o câncer de pulmão.

Uma das principais causas do câncer de intestino são os maus hábitos alimentares, principalmente o excesso de carnes vermelhas – em especial os embutidos, o excesso de gorduras e açúcares, e a alimentação pobre em verduras e frutas.

Há ainda outros fatores que igualmente predispõem ao surgimento dessa neoplasia. A falta de exercícios, a obesidade, o abuso de álcool, o cigarro e a predisposição genética também podem ser causadores do câncer de intestino.

Quanto ao câncer de pulmão, está mais do que comprovado que o tabaco em suas várias formas é o seu principal causador. Cigarros, charutos, cachimbo e narguilé são os grandes vilões, que, junto à poluição atmosférica e algumas condições ambientais insalubres podem possibilitar o surgimento do câncer de pulmão – O tabaco predispõe também o surgimento de câncer na boca, na laringe, no estômago e esôfago, entre outros.

A terceira maior causa de doenças que levam os homens à morte são os problemas pulmonares: bronquite, enfisema, asma e pneumonia.

Estudos indicam que a maioria das pessoas que desenvolvem estas doenças é composta por fumantes. Os não-fumantes contraem doenças respiratórias por causas genéticas ou ambientais – poluição e até por ser fumante passivo.

O tabaco é o maior responsável pelas doenças evitáveis que atacam a humanidade.

Dá para ver que quase todos os males que acometem os homens poderiam ser diminuídos apenas se eles se cuidassem um pouco mais.

Ir ao médico, fazer exames de saúde, não se medicar por conta própria, fazer uma alimentação balanceada e exercícios físicos, controlar o álcool e deixar de fumar.

Uma vida com qualidade evita muitas doenças.

Notícias relacionadas

x