Geral

Lilly Clara Bertha Fiedler Gumz completa 100 anos

Considerando a sua alta estima, fortes traços de caráter, a família de Dona Lilly e seus descendentes, saúdam a personalidade centenária

23/03/2022

Na década de 1920, no território do distrito de Jaraguá, o planejamento urbano encontrava-se em metamorfose, pois iniciava-se a difusão da construção civil pelos moradores que trabalhavam na pequena indústria e comércio de varejo – secos & molhados e armarinhos.

Em 5 de outubro de 1922, pela Resolução Nº. 318, o Dr. Marinho de Souza Lobo, Superintendente (prefeito) de Joinville sancionou a denominação até então, Estrada Rio da Luz/Jaraguá, para Rua Abdon Batista (atual Avenida Marechal Deodoro).

No ano que celebramos os 100 anos da denominação do logradouro da atual Marechal, a cidadã Lilly Clara Fiedler Gumz, também irá completar em 26 de março, 100 anos de trajetórias, sendo a única testemunha ocular do fato histórico local ainda vivente, pois nasceu na via em uma das casas que fazia parte do conjunto do patrimônio edificado.

(Foto: Divulgação)

É filha do casal Leopoldo e Bertha Schuhardt Fiedler, sendo afilhada de Adolfo Fiedler, Berthold Schuhardt, Otile Ristow e Clara Fiedler. Foi esse grupo de parentescos próximo, que levaram a criança à pia batismal, na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. O evento religioso foi celebrado pelo pastor Ferdinand Schlünzen, imigrante alemão instalado por volta de 1902, na paróquia de Brüderthal, território de Guaramirim, e em 1907, instalado em Jaraguá centro.

Considerando a sua alta estima, fortes traços de caráter, a família de Dona Lilly e seus descendentes, filho (Wilson) e filha (Márcia), genro (José Edival) e nora (Dolores Tomaselli), netos (4), netas (3) e bisnetos (10), saúdam a personalidade centenária, que entrará para a galeria das campeãs da “medalha de ouro” em qualidade de vida.  Isto é fruto da sua rica biografia, com indicadores de sabedoria e dons, representando as duas famílias, Fiedler e Gumz.

O historiador Ademir Pfiffer, levantou toda a história da centenária, com detalhes, enriquecendo o portal com informações relevantes da própria história de Jaraguá do Sul.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x