Geral

Nas últimas 96 horas, Jaraguá do Sul registrou acumulo de 224 milímetros de chuva

Conforme o diretor da Defesa Civil, não houve registros de danos graves provocados por alagamentos ou deslizamentos

01/03/2021

Por

Jornalista apaixonada por cultura e segurança pública

Nas últimas 96 horas, Jaraguá do Sul registrou acumulo de 224 milímetros de chuva

A Defesa Civil de Jaraguá do Sul divulgou na manhã desta segunda-feira (1), um balanço das ações do fim de semana devido o volume de chuvas nas últimas 96 horas no município. 

Conforme o diretor do órgão, Hideraldo Colle, não houve registros de danos graves provocados por alagamentos ou deslizamentos. As unidades pluviométricas registraram o acumulado de chuvas de 224 milímetros em quatro dias. 

O Rio Itapocu chegou a 3,50 metros acima do nível normal e o Rio Jaraguá chegou a 2,90 metros. Colle explica que os níveis dos rios são monitorados por réguas em locais estratégicos na cidade e seguem a uma escala de grau de risco. Segundo o diretor, pequenas ocorrências foram registradas. 

Leia mais

“Chegou ao nosso conhecimento pelo telefone 199, casos de deslizamentos pequenos e sem danos, quedas de árvores, destelhamentos e alguns pontos de alagamentos”, disse.

A ocorrência de maior destaque foi a interdição da ponte da rodovia municipal JGS-010, na região do bairro Santa Luzia (Manso), por conta de erosão na cabeceira da ponte.

Ainda no começo da manhã deste domingo (28), a Defesa Civil fez a interdição da Ponte na região da Pousada do Leão da Montanha, no Rio Manso. Além da interdição devido à erosão na cabeceira da ponte, a rodovia teve deslizamentos.

Nesta segunda-feira (1), está acontecendo o trabalho de vistoria destes locais, para encaminhamento das obras de recuperação.

“Somando as obras feitas na gestão anterior e nesta, chegamos a quase 30 intervenções feitas nas margens de rios com os enrocamentos, trocas de tubulações, implantação de galerias, desobstrução de tubulação de drenagem pluvial, entre outras que a prefeitura fez para diminuir os riscos de alagamentos e deslizamentos de encostas. No caso da chuva dos últimos, estamos analisando os locais destas ocorrências para providenciar as melhorias, onde houver necessidade”, ressalta Colle sobre a importância das obras de prevenção às cheias.

Previsão do tempo

As áreas de instabilidade devem continuar neste começo de semana em Jaraguá do Sul. A previsão, segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, é de pancadas de chuva isoladas, com raios, entre a tarde e noite. As temperaturas podem chegar aos 28ºC à tarde. 

“Continuamos em atenção e solicitando à população que observe as encostas e monitore o nível dos rios próximos às suas residências. Em caso de anormalidade, entrem em contato com a Defesa Civil, pelo 199”, diz o diretor.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x