Assistência Social capacita equipe para acolhimento a moradores de rua em Jaraguá do Sul
Leonardo Koch
Jornalista formado com experiência em jornal impresso, digital e audiovisual

A Secretaria de Assistência Social e Habitação deve reforçar, nos próximos dias, as equipes que atuam junto às pessoas em situação de rua em Jaraguá do Sul, dada a expectativa de queda na temperatura no decorrer da semana. Hoje o serviço já atua em horário ampliado durante a semana, além dos plantões aos sábados e domingos.
Leia mais:
- Covid-19: parceria com universidade irá aplicar mais de mil testes em assintomáticos em Jaraguá
- Estrutura de CEI será readequada no Boa Vista para o seu retorno
- Não seja transfóbico! Como fazer para não praticar transfobia e respeitar a identidade trans
De acordo com o secretário, André Ferreira, desde o dia 15 de maio, por conta da pandemia de Covid-19 e com a diminuição da temperatura, o serviço conta com o horário de atuação ampliado: das 8 às 21h30 de segunda à sexta-feira, sem fechar para almoço, e plantão pelo fone 99930-1247.
“Nos próximos dias essa atuação deve ser reforçada, por isso também já iniciamos o monitoramento daqueles que reconhecidamente optam por permanecer em situação de rua, ao invés de procurar retornar aos familiares ou buscarem auxílio de outra natureza, por exemplo”, afirma Ferreira.
Queda da população em situação de rua
Nos últimos meses, a atuação das equipes da Secretaria reduziu o número de pessoas em situação de rua em Jaraguá do Sul. Entre abril e junho deste ano, meses em que o trabalho de campo foi reforçado por conta da pandemia de Covid-19, o número de pessoas acompanhadas nessas condições caiu 50% - de 74 em abril para 37 em junho.
“Essas pessoas, em boa parte dos casos, retornam às suas famílias, mas também podem ser encaminhadas para outros serviços socioassistenciais, além de outras políticas públicas que possam cooperar na construção da autonomia, da inclusão social e da proteção às situações de violência”, detalha o secretário.
